Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação da UFPI lança mais uma página: NUJOC Checagem

Estamos lançando nesta quinta, 26, mais um site dos professores, alunos e ex-alunos dos cursos de Jornalismo e do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Piauí: o NUJOC Checagem (https://nujocchecagem.wordpress.com/). O objetivo do projeto é checar e esclarecer informações falsas e imprecisas referentes à pandemia da COVID 19/corona vírus.

A plataforma verifica algumas das informações recebidas sobre o novo corona vírus e saúde em geral a partir de seis classificações:

1- VERDADEIRO (notícia checada, pode compartilhar)
2- PROCEDE, MAS SE LIGA… (A notícia está correta, mas não informa tudo sobre o tema; então leia mais aqui antes de compartilhar a informação)
3 – ESTÁ SENDO ESTUDADO (todas as pesquisas são recentes e muitas ainda não tiveram tempo de comprovação científica, por isso cuidado! Ainda está em fase de estudo, então calma lá com os exageros e afirmações)
4- PERDEU A LINHA (Essa notícia é contrária ao que já foi confirmado sobre o caso, contradiz outra fala sobre o mesmo assunto)
5- EM BUSCA DE CERTEZAS (Estamos buscando confirmar, ou não, essa notícia, então calma)
6- FALSO (Checagem feita, esta notícia é falsa)

Além disso, o site apresenta a editoria “Outros boatos”, em que esclarece questões polêmicas ou controversas levantadas ao longo dos últimos dias.

No início desta semana, o NUJOC lançou outra página voltada à Solidariedade, com o objetivo de fazer uma ponte entre quem necessita de ajuda e quem pode ajudar.

Serviço:

Site: nujocchecagem.wordpress.com

Redes sociais:

– Instagram: nujoc.checagem
– Twitter: nujoc_checagem

Para conhecer Quem somos e o que fazemos acessem os sites:
https://nujocufpi.wixsite.com/pesquisa

http://memoriadojornalismopi.com.br/

Related post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *