A vacina está próxima? Tudo indica que sim

 A vacina está próxima? Tudo indica que sim

Mas por enquanto não se pode arriscar uma data. Vídeo traz informações verídicas sobre a busca pela vacina contra a Covid-19

Circula pela internet um vídeo em que um homem faz afirmações sobre a vacina contra o novo coronavírus. O vídeo se intitula “Perspectivas para a vacina da Covid-19”. Não traz a identificação do autor, um homem jovem vestindo camisa branca. Em buscas no Google, Facebook e Twitter, não conseguimos localizar a autoria nem a data de postagem. Ele passa várias informações, como as fases de desenvolvimento das vacinas e o número de vacinas em teste atualmente.

A tela inicial do vídeo: alguma esperança e informações corretas. Imagem: Reprodução/WhatsApp

Ele começa o vídeo anunciando: “A vacina está próxima”.

Há fortes indícios de que estamos nos aproximando de fato de uma vacina para o novo coronavírus, mas não se pode afirmar ainda o quão próxima ela está. Os cientistas estão empenhados na busca por uma vacina, mas não é possível estabelecer uma data, pois tudo depende do sucesso nos testes, um processo demorado e caro.

O autor do vídeo arrisca uma data aproximada, agosto ou setembro deste ano. Trata-se de estimativa, sem base nos fatos. Mas é verdade que já se começou a falar que a vacina pode sair ainda neste ano. No início da pandemia, os cientistas falavam em 2021.

Fases – Na sequência do vídeo, o rapaz fala sobre as fases de desenvolvimento da vacina, que seriam quatro. Na primeira, a fase pré-clínica, a vacina é testada em animais. Na fase 1, são feitos testes em humanos em pequena escala. Na 2, são feitos testes em escala maior. E na fase 3 é feita a testagem em grande escala, com grupo controle e placebo.

As informações, embora simplificadas, são verdadeiras. São essas as principais fases de teste das vacinas, conforme outras fontes que checamos, como esta aqui.

Mais adiante ele fala sobre o número de vacinas que estão em teste. Segundo ele, seriam cerca de 125 na fase pré-clínica, oito na fase 1, oito na fase 2 e duas na fase 3.

As informações sobre número de vacinas estão baseadas em dados concretos. De fato, há mais de uma centena de vacinas sendo testadas atualmente no mundo contra a Covid-19, algumas delas em fase final. Pesquisando sobre o tema na internet, podem ser encontradas informações de três vacinas nesta fase, como é o caso desta matéria aqui, com data de 10 de junho. A depender da data de criação do vídeo, o autor pode ter sido fiel aos fatos de que dispunha.

A busca pela vacina movimenta o mundo. Imagem: Unsplash

Nesta matéria da Folha de S.Paulo, o médico Esper Kallás menciona os dados da lista completa de vacinas disponibilizados pela OMS, que você pode conferir aqui. Nós aqui do Nujoc Checagem também já fizemos verificações sobre o assunto das vacinas, como nessa matéria aqui.

O Brasil se prepara para servir de campo de testagem para ao menos duas vacinas. O fato de ter altos índices de contaminação e uma curva ascendente de contágio pela Covid-19 faz do país um cenário propício para esse tipo de teste.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *