Bebê nasce com anticorpos contra Covid-19 na Espanha

 Bebê nasce com anticorpos contra Covid-19 na Espanha

A informação obtida reforça a tese de transmissão dos anticorpos pela placenta.

O Nujoc Checagem recebeu, por meio do aplicativo Eu Fiscalizo, a informação de que um bebê recém-nascido teria nascido com anticorpos contra a Covid-19 no Hospital Universitário San Jorge de Huesca, na Espanha.

A criança nasceu na última sexta-feira (23). O exame foi requisitado pela própria família, após desconfiarem que o bebê possuía a doença.
De acordo com o Gabinete de Comunicação de Aragón, município espanhol, o recém-nascido passou, assim que nasceu, por um teste de PCR, onde é coletado amostras do nariz ou da garganta com cotonetes e teve o resultado positivo. Após ser respeitado o protocolo de 48 horas para a realização de um novo teste PCR, o novo diagnóstico deu negativo.
“A criança ter nascido com anticorpos contra doença é um fato muito anormal e deixou todos nós surpresos”, afirmou o porta-voz do hospital espanhol.

A informação obtida reforça a tese de transmissão dos anticorpos pela placenta, já que a mãe do bebê nascido em Huesca já havia testado positivo ao dar entrada na maternidade, de acordo com a assessoria do hospital. Essa é a hipótese mais aceita pelo hospital, pois os recém-nascidos não são capazes de gerar por si próprios a imunidade contra a covid-19.
De acordo com a Sociedade Espanhola de Neonatologia, o caso é “muito raro” e será investigado pelos cientistas.
Haveria ainda a possibilidade de transmissão no parto quando o bebê indica positivo para a presença do vírus, mas não foi o caso do recém-nascido espanhol, já que o segundo teste PCR deu negativo para a contaminação pelo novo coronavírus.
A maioria dos bebês que desenvolvem sintomas contraíram a Covid-19 por exposição ao meio ambiente. No entanto, 30% dos casos positivos resultam de transmissão direta da mãe no decorrer da gravidez ou no momento do parto.

*Com informações da CNN Brasil, IstoÉ Olhar Digital e UOL