Cientistas afirmam ter desenvolvido desinfetante que dura 90 dias e mata o coronavírus, mas será que é verdade?

 Cientistas afirmam ter desenvolvido desinfetante que dura 90 dias e mata o coronavírus, mas será que é verdade?

Embora pareça fake news, é verdade: segundo informado pela agência de notícias Reuters (veja vídeo abaixo), uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (HKUST) afirmam ter desenvolvido uma espécie de desinfetante que pode promover 90 dias de proteção “significativa” contra bactérias e vírus como o novo coronavírus, causador da doença Covid-19. Ainda segundo a agência, a substância, chamada MAP-1, já tem sido usada na cidade asiática e foi pulverizada em mais de mil casas de pessoas de baixa renda.

Os cientistas trabalharam ao longo de dez anos para desenvolver o produto. A substância, segundo os estudiosos, não é tóxica e pode ser aplicada em locais onde as pessoas costumam tocar, como é o caso dos painéis de elevadores. Segundo reportado pela Reuters, ao contrário da água sanitária ou álcool, a substância produzida na HKUST contém componentes sensíveis ao calor, que liberam o desinfetante quando a superfície é tocada por uma pessoa.

A substância foi aprovada para uso em fevereiro e deve começar a ser comercializada ainda este mês em Hong Kong. Há opções para a desinfecção de grandes áreas, mas pretende-se também criar versões para uso doméstico.

Foto da capa: REUTERS/Yoyo Chow

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *