Conheça a campanha “Todos pelas Vacinas” que reúne organizações e entidades científicas em defesa da vacina contra a COVID-19

 Conheça a campanha “Todos pelas Vacinas” que reúne organizações e entidades científicas em defesa da vacina contra a COVID-19

Em um contexto de pandemia, ao longo do ano de 2020 apareceram uma série de fake news e boatos sobre a COVID-19 e as medidas preventivas orientadas pelas entidades sanitárias e médicas de referência no mundo inteiro. Atualmente com o desenvolvimento das vacinas novas informações falsas passam a ser difundidas.

Nesse sentido, é com o intuito de congregar iniciativas em prol da vacinação, como a Organização das Nações Unidas (ONU), grupos de divulgação científica, artistas e outros membros da comunidade não acadêmica surgiu a campanha “Todos pelas Vacinas”. O projeto ainda tem o objetivo de atingir a população com informações verdadeiras sobre as vacinas.

O NUJOC Checagem entrou em contato com Wasim Syed, um dos responsáveis pela campanha, para saber como foram promovidas as primeiras ações. “No dia 21 (de janeiro), realizamos um tuitaço com a ajuda enorme de fãs do BTS army, com vídeos, artes e charges de artistas famosos e personalidades importantes da comunidade cientifica, além de materiais educativos produzidos pela UPVacina, Rede Análise Covid19, Observatório Covid-19, Instituto Questão de Ciência, Blogs de Ciência da UNICAMP, Pretty Much Science”, pontuou.

Wasim Syed que também é estudante de Farmácia pela FCFRP-USP e divulgador científico pela União Pró-Vacina e pelo Projeto Halo, da ONU, explicou que durante a ação, alcançaram o primeiro lugar nos Trending Topics do twitter no Brasil. “Além de conseguir espaço na imprensa e em outras redes sociais, como o Tik Tok, nosso material foi divulgado por todos, especialmente um vídeo do Zé Gotinha dançando Bumbumtantan, feito pelo @brnocg (no Instagram). Foi uma grande celebração pelas vacinas, e acredito que isso se manterá por muito tempo, porque essa iniciativa não se limita à campanha, visto que todos os nossos membros já divulgam sobre vacinas pelo menos desde 2020”, finalizou.

A campanha segue até o dia 24 de janeiro, no entanto o material disponível no site ultrapassa o período em questão. Os interessados podem participar marcando com a hashtag #TodosPelasVacinas, aumentando o engajamento da campanha nas redes sociais. Há filtros para instagram e facebook à disposição do internauta no site. Na página também é possível encontrar um acervo educativo em diversos formatos, como vídeos e áudios feitos especialmente para serem compartilhados pelo WhatsApp. Por último, há um espaço para tirar dúvidas e contestar fake news.

Acesse: https://www.todospelasvacinas.info