Deputada ironiza previsão de Atila Iamarino de 1 milhão de mortos pela Covid-19 no Brasil
Atila realizou esta previsão para o mês de agosto caso não fosse tomada nenhuma medida de isolamento social no Brasil
Recebemos do eu Fiscalizo uma denúncia de um post do instagram, que faz referência à previsão de 1 milhão de mortos da Covid-19 no Brasil realizada pelo Youtuber Atila Iamarino.
O divulgador científico realizou, em julho, uma projeção de mais de 1 milhão de mortos no mês de agosto. Esta previsão se mostrou equivocada, e foi motivo de chacota na postagem da deputada federal Bia Kicis.
O post faz referencia a um artigo do site Senso Incomum, que também ironiza a previsão do Youtuber. O texto também traz o termo “peste chinesa” como qualificador da Covid-19, e afirma que “já faz três meses” que o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de mortos.
A previsão de Atila se mostrou equivocada, mas foi realizada como um comentário sobre o estudo “Global Impact of Covid-19 and Strategies for Mitigation and Suppression, lançado pelo Imperial College de Londres em 26 de março de 2020.
O cenário previa mais cerca de 1,2 milhão de mortos e mais de 180 milhões de infectados caso não se adotasse nenhuma medida de isolamento, uso de máscaras ou internação de pacientes. Este seria o pior cenário previsto pelo estudo.
A pesquisa também oferece outras estatísticas, como adoção de isolamento tanto de forma antecipada quanto de forma tardia. As medidas de isolamento poderiam prevenir as mais de 1 milhão de mortes.
A previsão para a adoção de medidas de isolamento de forma tardia previa cerca de 200 mil mortes, um cenário mais próximo ao da realidade brasileira. No país, os mortos pelo novo coronavírus chegam a quase 160 mil.
Com a flexibilização das leis de isolamento em diversos países do mundo, os números de mortos e infectados subiram de forma acentuada. De acordo com a agência alemã DW, a Europa já apresenta um número de casos diários maior do que o do Brasil.