É falso que a Argentina adquiriu câmaras para cremar vítimas de vacinas

 É falso que a Argentina adquiriu câmaras para cremar vítimas de vacinas

É falso um vídeo que circula na internet dizendo que a Argentina adquiriu fornos crematórios para cremação das “vítimas” das vacinas contra covid-19 que serão aplicadas brevemente. O Nujoc Checagem teve acesso ao vídeo por meio do Aplicativo Eu Fiscalizo.

No registro, aparecem umas máquinas que, segundo o narrador, que fala em espanhol , seriam câmaras de cremação para onde iriam todos aqueles que viessem a falecer em decorrência das vacinas, que sequer começaram a ser aplicadas.

“Novas câmaras crematórias modernas, que serão enviadas com essa modernização a todos os países onde tiver pandemia, quarentena e vacinação obrigatória, porque se sabe que posteriormente os humanos que receberem essa vacina morrerão”, diz o narrador.

Segundo o homem que narra o vídeo, os fornos seriam uma “estratégia” para não chamar atenção da sociedade. “Para não ter que ocupar lugares em cemitérios, para que não haja perguntas, para que não haja autópsias, estão manejando esses aparelhos que chegaram à Argentina misteriosamente, e estão sendo distribuídos em todas as nações obedientes à Nova Ordem Mundial, através de seus políticos entrelaçados com o Partido Comunista”, dispara.

As “câmaras crematórias” na realidade são fornos de biomassa, máquinas industriais de desidratação de forragem. A informação confirmada pela empresa fabricante dos equipamentos, a Apisa, cujo nome aparece no vídeo estampado em uma das peças. No site oficial da indústria é possível ver o maquinário.

Recentemente, a Apisa concedeu entrevista a um site de notícias espanhol, reiterando que o vídeo que circula na internet traz informações completamente inverídicas. O boato também foi checado pelo site Aos Fatos.

Assim, podemos concluir que o vídeo que viralizou mundo afora se trata de mais uma fake news, servindo tão somente para confundir a população e incentivar o discurso negacionista, que vai contra a ciência e a verdadeira informação.