É falso que polícia militar está multando motorista sem máscara

Também não é verdade que infrator levaria três pontos na carteira

Em grupos de WhatsApp e outras redes sociais é bastante comum a circulação de notícias falsas e de veracidade um tanto quanto duvidosa, difíceis de acreditar, mas que muitas vezes ganham um tom de verdade que acaba por enganar muita gente.

Em tempos de pandemia onde os cuidados devem ser redobrados, medidas de segurança, decretos municipais e estaduais circulam na cadeia nacional de notícias com um intuito de minimizar os efeitos da covid-19. Mas é aí onde muitas pessoas se aproveitam da fragilidade do momento para espalhar fake news. 

Uma das mais recentes é referente à circulação de uma mensagem que diz que a Guarda Municipal e a Polícia Militar estariam multando motoristas que estivessem dirigindo sem máscaras, no valor de 128 reais por pessoa dentro do veículo, e também penalizando em três pontos na carteira de motorista:

” Só um Alerta ????Guarda municipal e Policia militar estão multando quem está dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro a multa custa ????128 reais por pessoas. Todos devem usar máscara dentro do carro!???? Multa vem como dirigir sem uso de itens de segurança .3 pontos na carteira. Isso serve para motos também.  Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem .????”

Em contato com a assessoria de comunicação da Guarda Municipal de Teresina, nos foi informado que esta notícia não procede e que o trabalho realizado pela guarda municipal tem sido voltado apenas para orientação aos condutores, mas não de multa e penalização na carteira de motorista.

Também em contato com o 5° Batalhão da Polícia Militar do Piauí, foi informado que tal notícia não procede, e que o que está em vigor por meio de decreto é que o uso da máscara passa a ser obrigatório em ambientes públicos de circulação de grande número de pessoas, como por exemplo no interior de supermercados e farmácias.

Portanto, por mais que notícias assim tenham o intuito de gerar um medo coletivo visando a uma maior conscientização referente ao uso da máscara, é falsa esta afirmação que envolve o trabalho das secretarias de segurança e cidadania bem como outras instituições de segurança pública do Estado do Piauí e demais órgãos nacionais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *