É fato que laboratório dos EUA anunciou resultados positivos de vacina contra Covid-19

 É fato que laboratório dos EUA anunciou resultados positivos de vacina contra Covid-19

A vacina em fase de testes pré-clínicos apresentada pelo laboratório da Vaxart oferece vantagem logística em relação as injetáveis.

A empresa norte americana de biotecnologia, Vaxart, apresentou resultados positivos dos testes pré-clinicos dos seus candidatos a vacina contra covid-19. Os animais testados na pesquisa mostraram respostas imunes “estatisticamente significativas” duas semanas após receberem uma única dose.

A empresa não estuda apenas um candidato para a vacina, e com essa variedade o diretor cientifico da Vaxart, Sean Tucker, afirma que dados adicionais mostrarão qual candidato deve avançar nos ensaios clínicos “Estamos particularmente interessados em candidatos a vacina que podem gerar respostas imunes da mucosa”

A forma de apresentação da vacina proposta pela Vaxart é em comprimido, o que representa uma vantagem logística em relação aos injetáveis em grandes campanhas de vacinação. O diretor executivo da empresa, Wouter Latour afirma que os usos das “vacinas orais demonstram proteger contra infecções respiratória com base na imunidade mucosa, a primeira linha de defesa para tais infecções, como publicado recentemente no Lancet Infectious Diseases” fator que para Latour é importante na produção de uma vacina eficaz contra Covid-19.

A empresa espera iniciar os testes clínicos de fase 1, ou seja, o início dos testes em humanos no segundo semestre de 2020 e para isso celebrou um contrato com a Emergent BioSoluctions. Para Latour os resultados positivos dos testes pré-clinicos deixam o laboratório em condição favorável de iniciar testes clínicos ainda nas próximas semanas.

O mercado de ações recebeu a informação de forma otimista. Na Bolsa de Nova York a empresa cresceu cerca de 35%, em 21 de abril, dia do anúncio dos resultados positivos. O laboratório Vaxart garantiu um ganho acumulado de 567% no ano, de acordo com a CNN Brasil.

Foto da capa: Centers for Disease Control’s (CDC)/Unsplash – imagem ilustrativa

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *