É verdade que Portugal tem tecnologia que mata 99% dos coronavírus presentes no ar

 É verdade que Portugal tem tecnologia que mata 99% dos coronavírus presentes no ar

A notícia de que Portugal tem tecnologia que mata 99% dos coronavírus presentes no ar é verdadeira. A descoberta já foi divulgada em diversos portais de notícias, a partir de um material da agência de notícias Lusa, que informou ainda que a destruição de 99% dos vírus ocorre em apenas um minuto.

A tecnologia, chamada AT MicroProtect, foi desenvolvida dentro de um projeto liderado pelo Campus de Tecnologia e Inovação da BLC3, em Oliveira do Hospital, em parceria com a Universidade do Minho e as Faculdades de Farmácia das universidades de Lisboa e de Coimbra, informou João Nunes, um dos líderes do projeto, à Lusa.

A AT MicroProtect não envolve uso de produtos químicos, mas apenas energia elétrica, e foi desenvolvido de maneira multidisciplinar, com colabaração das áreas da engenharia mecânica, da física, da microbiologia e da virologia.

“Em um minuto, de 16.982 partículas de vírus SARS-CoV-2, numa amostra apenas cinco partículas não foram inativadas (‘mortas’, no senso comum), o que deu um resultado de 99,97%. E, ao fim de cinco e 15 minutos, obteve-se uma inatividade total, 100%, e sem qualquer variação no comportamento do vírus”, afirmou Nunes à Lusa.

Ainda segundo a agência de notícias portuguesa, “o ensaio foi efetuado em 27 amostras diferentes, sendo ‘todos os resultados validados cientificamente'”.