Entenda: Vacina contra Covid-19 pode ser um perigo para a sociedade?

 Entenda: Vacina contra Covid-19 pode ser um perigo para a sociedade?

Liberação emergencial de uma vacina contra a doença trouxe bastante debate nas redes sociais.

O Nujoc Checagem recebeu por meio do aplicativo Eu Fiscalizo uma publicação que gerou polêmica nas redes sociais ao contestar a eficácia da vacina conta a Covid-19. O post contém a imagem de três médicos que são contra o imunizante produzido e testado de forma emergencial para combate à pandemia.
“Doutores Especialistas e renomados que estudam a mais de 20 anos”, mostrando a imagem dos profissionais. “Estão alertando quanto aos perigos de uma vacina precoce e sem testes. Aí aparecem Políticos e Jornalistas Criminosos, Comunistas e Canalhas, dando aval e dizendo que a vacina é segura”, finaliza.

De fato, a liberação emergencial de uma vacina contra a doença trouxe bastante debate, principalmente ao levar em consideração que estudos assim geralmente levam anos para serem concluídos. Porém, mesmo com gravidade da situação, nenhuma vacina é liberada sem seguir os devidos protocolos e a realização dos testes necessários para a comprovação da eficiência do imunizante.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a liberação acontece apenas após a entrega de todos os dados técnicos e científicos de estudo e testagem para que assim, a vacina possa ser liberada. Vale ressaltar também que os protocolos adotados para essa liberação, são válidos apenas para a vacina contra Covid-19.
Os médicos citados na publicação
Os três médicos citados na publicação, a oncologista Nise Yamaguchi, o médico geral Alexandre Loiola e o pediatra e toxicologista Anthony Wong, já se pronunciaram contra algumas das medidas de prevenção definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Alexandre Loiola e Anthony Wong chegaram a afirmar que o uso de máscaras e o lookdown são ineficientes. Nise Yamaguchi ainda defendeu que o uso da hidroxicloroquina, medicamento que revelou não ter eficácia comprovada durante os estudos.

“Não faz sentido vacinar ninguém”, diz Alessandro Loiola sobre pandemia.

Dr. Anthony Wong critica produção às pressas da vacina contra a Covid-19.

Dra. Nise Yamaguchi detalha riscos da vacina contra a Covid-19.