Estatística de mortes por 100 mil habitantes em Teresina é verdadeira, mas postagem é imprecisa ao comparar com outras capitais

 Estatística de mortes por 100 mil habitantes em Teresina é verdadeira, mas postagem é imprecisa ao comparar com outras capitais

Recebemos no Whatsapp uma denúncia de uma postagem sobre as mortes de Covid – 19 em Teresina. A imagem traz as estatísticas de 7 capitais com menos mortes a cada 100 mil habitantes, e informa que Teresina está 5 vezes pior que estas cidades.

https://www.instagram.com/p/CDHGof-jAZM/

A imagem foi postada em 27/07, dois dias antes desta checagem, pelo Major Diego Melo. Nela consta que Teresina apresenta 644 mortes, uma estatística de 74 mortes a cada 100 mil habitantes. No último censo do IBGE (2010), Teresina contava com 864.845 habitantes.

Considerando que as estatísticas disponíveis hoje (29/07) indicam 686 mortes, a informação do post parece estar correta em relação às estatísticas apresentadas sobre Teresina. No entanto, a imagem não especifica com qual cidade a comparação de “5 vezes pior” é feita.

Os dados dos óbitos por 100 mil habitantes também estão correspondentes com as outras capitais, considerando a variação do número de mortes por Covid – 19 ao longo dos dias. Os dados do dia da postagem em comparação com da redação desta checagem não são exatamente iguais porque a contagem de mortes se altera diariamente.

Todas as estatísticas de habitantes são do Censo de 2010 do IBGE.

A partir destes dados, podemos observar que Teresina apresenta índice de morte superior a cada uma destas cidades, e a comparação de “5 vezes mais mortes” cabe apenas para a cidade Palmas.

O Nujoc Checagem já verificou outros boatos sobre a quantidade de mortos da Covid – 19 no Ceará e já desmentiu que as estatísticas de mortes na pademia são infladas por interesse político.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *