Estudo comprova que covid-19 danifica e ataca o sistema vascular

 Estudo comprova que covid-19 danifica e ataca o sistema vascular

O site Contra Fatos publicou, no dia 01 de maio, uma matéria onde cita um estudo que teria comprovado que a covid-19 é uma doença vascular, e não respiratória. O material foi encaminhado ao Nujoc Checagem por meio do aplicativo Eu Fiscalizo.

A matéria do site Contra Fatos menciona um estudo do Salk Institute e da Universidade da Califórnia em San Diego (EUA). Os pesquisadores teriam demonstrado como o novo coronavírus danifica e ataca o sistema vascular.

O estudo de fato foi realizado e publicado no dia 30 de abril no jornal científico Circulation Research, da AHA (Associação Americana do Coração). Uma matéria publicada no EurekAlert, site de comunicação científica mantido pela Associação Americana para o Avanço da Ciência, explica melhor a descoberta dos cientistas.

Em entrevista ao EurekAlert, o professor Uri Manor, coautor do estudo, afirmou que a covid-19 pode ser considerada uma doença vascular. “Muitas pessoas pensam nisso como uma doença respiratória, mas na verdade é uma doença vascular. Isso poderia explicar por que algumas pessoas têm derrames e por que algumas pessoas têm problemas em outras partes do corpo. A semelhança entre eles é que todos têm bases vasculares”, declarou.

Os pesquisadores criaram um “pseudovírus”, que não era exatamente o Sars-CoV-2, sendo apenas cercado por uma coroa de proteínas spike, de pico do vírus, mas não contendo nenhum vírus real.

Segundo o estudo, a exposição a este pseudovírus causou danos aos pulmões e artérias de um modelo animal, o que provou que a proteína spike sozinha era suficiente para causar doenças.

Os pesquisadores replicaram esse processo em laboratório, expondo células endoteliais saudáveis (que revestem as artérias) à proteína spike. “Eles mostraram que a proteína spike danificou as células ao se ligar a ACE2. Essa ligação interrompeu a sinalização molecular do ACE2 para as mitocôndrias (organelas que geram energia para as células), fazendo com que as mitocôndrias se tornassem danificadas e fragmentadas”, diz um trecho do artigo publicado no EurekAlert.

Diante disso, podemos concluir que o estudo realmente comprovou que a covid-19 causa danos no sistema vascular.

Thaís Micaelle