Falso: Jornal Nacional divulga ‘fake news’ para espalhar pânico por falta de oxigênio?

 Falso: Jornal Nacional divulga ‘fake news’ para espalhar pânico por falta de oxigênio?

Nota publicada pela Frente Nacional de Prefeitos apontou erro na contagem do estoque do insumo.

Um vídeo enviado pelo aplicativo Eu Fiscalizo causou polêmica nas redes sociais nas últimas semanas. Na matéria compartilhada, é desmentida uma fala da jornalista e apresentadora do Jornal Nacional Renata Vasconcelos, em que ela menciona que a cidade de Guaraciaba do Norte, no Ceará possuía oxigênio para apenas 48 horas.
“Na ânsia de apavorar as pessoas, a Rede Globo deixou de apurar as informações e causou pânico nos moradores de Guaraciaba do Norte.”


A informação repassada pelo Jornal Nacional foi coletada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que publicou uma nota alertando para a crise de falta de oxigênio em 78 cidades, e ressaltou que o município de Guaraciaba do Norte calculava que o oxigênio deva acabar em 48 horas
A prefeitura da cidade esclareceu que não havia risco de desabastecimento de oxigênio e chega a dar suporte para municípios vizinhos. Mas, por conta do momento delicado em todos os estados do Brasil, Guaraciaba seguia em isolamento social rígido estabelecido pelo governo estadual.
O jornal prestou esclarecimentos sobre a situação e se desculpou pela falha ao repassar a notícia.

dutra.francinne