Lockdown executado no Brasil trouxe ou não resultados positivos

 Lockdown executado no Brasil trouxe ou não resultados positivos

O isolamento social realizado por todo mundo foi uma das medidas preventivas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Através da sua conta no aplicativo Instagram, o empresário Luciano Hang afirmou que nas duas cidades onde existem filiais de suas megalojas, existem prefeitos que ou não tem coragem de tomar decisões ou são incompetentes pois continuam aplicando o lockdown parcial em finais de semana e feriado. Luciano Hang chega a comparar o isolamento social com o comunismo, indagando que as medidas que foram tomadas nesse período de pandemia é um método que não trouxe resultados positivos no combate a covid-19.

Foto: Reprodução/Instagram

O isolamento social realizado por todo mundo foi uma das medidas preventivas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), na maioria dos estados do Brasil desde março o comércio se manteve fechado parcialmente durante a semana com os serviços não considerados essenciais e nos finais de semana ocorria fechamento total do comércio. Grande parte das cidades estão abrindo de forma parcial e tentando voltar a sua normalidade, é válido ressaltar que o distanciamento social realmente trouxe grande impactos na economia nacional.

Em matéria publicada pelo G1 afirma-se que “A projeção do governo considera uma estimativa de queda de 6,5% no Produto Interno Bruto (PIB) prevista no boletim de mercado, conhecido como relatório Focus, do dia 19 de junho. O déficit previsto deve representar 12% do PIB deste ano”, mas isso não quer dizer que o isolamento social instalado no país não tenha resultados positivos, logo a intenção do lockdown é salvar vidas.

De acordo com uma pesquisa publicada pela Agência Brasil o isolamento social trouxe resultados positivos para o país “Com a adoção de medidas de restrição à circulação mais rigorosas, o Sul conseguiu desacelerar o avanço da doença, ao contrário da Região Norte, onde foi registrada menor adesão ao isolamento social. No 20º dia após atingir uma morte por milhão de habitantes, o Sul apresentava taxa de aumento das mortes por dia perto de 10% enquanto, no Norte, esse índice estava perto de 20%”.

A pesquisa realizada por Eduardo Lima, engenheiro químico e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) sobre os resultados positivos do isolamento social em algumas regiões do país, aponta que “Até o 11º dia após atingir uma morte por milhão de habitantes – o que na região Sul aconteceu em 12 de abril e, na região Norte, em 15 de abril -, ambas seguiam praticamente a mesma curva, apresentando uma taxa de aumento de cerca de 30% de mortes ao dia”. afirmou.

Matéria publicada pela Nexo mostra também resultados mundiais sobre países que seguiram o lockdown como uma maneira de prevenção sobre o coronavírus “uma pesquisa do Imperial College, em Londres, Reino Unido, constatou que medidas de isolamento social adotadas por 11 países podem ter ajudado a evitar 120 mil mortes no continente”. O Nujoc Checagem também já comentou a eficácia do isolamento social contra a covid-19, confira aqui.