Mais de 1.000 municípios brasileiros não registraram mortes por covid-19

 Mais de 1.000 municípios brasileiros não registraram mortes por covid-19

Em média 6 milhões de pessoas habitam áreas que não registraram mortes decorrente a doença

Recebemos por meio do aplicativo Eufiscalizo da Fiocruz uma notificação para verificação de uma notícia publicada pelo site Terra Brasil Notícias e replicada em seu Instagram. O post que nos foi enviado, afirmava que até dia 26/09/2020, 1.054 municípios do Brasil não teriam registrados mortes pela covid-19. A informação do Terra Brasil tinha como base a matéria da Revista Oeste sobre o assunto.

  (foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com a matéria publicada pela revista, em média 6 milhões de pessoas habitam áreas que não registraram mortes decorrente a doença “desde 26 de fevereiro, quando foi registrado o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, até o último sábado, 26, 1.054 dos 5.570 municípios do país não haviam registrado nenhuma morte por covid-19. Juntas, essas cidades somam cerca de 6 milhões de habitantes.” O Nujoc checagem verificou a notícia que é verdadeira, de acordo com o painel Covid-19 atualizado, os dados até a data de 01/10/2020, mostram que 1.028 municípios do país não registraram mortos pela covid-19.


A matéria da revista também fala de como semanalmente a quantidade de cidades que não registram mortes diárias ou semanais pela covid-19 vem aumentando. O Nujoc também verificou notícias parecidas sobre a redução de mortes pela doença no Brasil, para verificar mais informações clique aqui.