Matéria falsa afirma que Índia processa a China em 20 trilhões de dólares por coronavírus

 Matéria falsa afirma que Índia processa a China em 20 trilhões de dólares por coronavírus

Com a pandemia da Covid – 19, várias notícias falsas aparecem com a premissa de que a China é a culpada pela pandemia e que o coronavírus foi criado como arma biológica pelo governo chinês.

No caso da Covid – 19, diversas teorias conspiratórias surgem, e algumas pessoas recorrem a meios legais para processar a China de alguma maneira. Este foi o fato que originou uma denúncia que recebemos pelo aplicativo eufiscalizo.

A matéria relata que a Índia processou a China em US$ 20 trilhões por danos causados pela Covid – 19, e que o coronavírus foi uma manobra do governo chinês para enfraquecer a economia mundial.

O processo é verdadeiro, mas não foi aberto pelo governo da Índia, e sim por Larry Klayman, um advogado americano e ativista conservador. O processo foi aberto na Corte Federal do Texas.

Logo, a informação de que a Índia processou a China é falsa neste caso.

“Mesmo sofrendo críticas do mundo inteiro, o advogado americano e ativista conservador, Larry Klayman, sua companhia Buzz Photos e seu grupo Freedom Watch abriram um processo de US$ 20 trilhões contra a China por guerra biológica, afirmando que o coronavírus é uma arma contra o mundo”

Trecho da matéria “$20 Trillion Lawsuit Against China For Waging Biological War”, tradução nossa.

Esta notícia que aparece no link da imagem é uma tradução de uma matéria originalmente publicada no site Great Game India, um site no qual o propósito aparenta ser a criação de notícias falsas sobre diversos assuntos mundiais.

A informação de que o vírus foi inventado em laboratório também é falsa, e pandemia da Covid – 19 não tem um culpado. O coronavírus surgiu de forma natural, a partir de mutações que originaram o vírus Sars-CoV-2, e diversos estudos apontam que o vírus tem origem animal.

O Nujoc Checagem já verificou outras ‘teorias da conspiração’ sobre a Covid – 19, que desmentem que o vírus foi criado em laboratório na China e que a tecnologia 5G de telefonia espalha o coronavírus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *