Mensagem de que China possui vacina contra o Covid-19 é fake

A suposta “notícia” é, na verdade, falsa – Foto: Reprodução/Twitter

Tem circulado nas redes sociais uma mensagem de que a China anuncia vacina para o Covid-19. A origem da imagem aparentemente é de autoria do deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC), visto que há esta identificação. A suposta notícia é divulgada de forma a induzir ao erro, já que faz parecer que a vacina já foi testada, aprovada e está pronta para comercialização.

O que existem, até o momento, são estudos feitos por pesquisadores do mundo inteiro em busca de um remédio e vacina contra o coronavírus, mas em nenhum dos casos há nada definitivo. No caso específico da China, os testes em humanos foram autorizados, mas não há indicação de quando começarão. Isto não quer dizer, no entanto, que o país tem a solução para o fim da doença.

O desenvolvimento de vacinas é um processo demorado e que pode levar anos, até mesmo mais de uma década. Para o Covid-19, a expectativa é de que, mesmo se os estudos levarem ao desenvolvimento de uma vacina em tempo recorde, demoraria algo entre 12 e 18 meses. Aqui você encontra um rastreador de todas as iniciativas em curso no momento na busca pela vacina contra o novo coronavírus.

O próprio Ministério da Saúde, em uma página especial para o combate de fake news, afirma que esta notícia é falsa e pede a todos que não divulguem. O órgão disponibiliza um canal para envio de mensagens para averiguação da equipe técnica do Ministério. O contato via WhatsApp pode ser feito através do número (61) 9 9289-4640.

Por isso, vale lembrar, a melhor forma de prevenção e de evitar ao alastramento da doença é praticando o distanciamento social. Ressaltamos ainda que a quarentena é prevista para aquelas pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas, mas não estão doentes ou ainda não foram testadas e o isolamento social é previsto apenas para as pessoas de fato doentes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *