Mosquitos não podem transmitir o novo coronavírus

 Mosquitos não podem transmitir o novo coronavírus

A principal rota de transmissão se dá por contato de pessoas sadias com gotículas expelidas de pessoas infectadas, objetos e superfícies contendo o vírus


Novo coronavírus e mosquito Aedes aegypti/Reprodução: O Globo

De acordo com a matéria publicada pelo site News, “a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que não há evidências científicas que comprovem que o coronavírus pode ser transmitido por mosquitos”. De fato, a informação é verdadeira.

A COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. A doença se espalha principalmente de pessoa para pessoa através de pequenas gotas do nariz ou da boca, que são expelidas quando uma pessoa com Covid-19 tosse, espirra ou fala, e também pode ser transmitida, por meio de superfícies ou objetos contaminados.

A matéria relata ainda que “a OMS afirma que podemos minimizar o risco de infecção se lavarmos frequentemente as mãos com desinfetante à base de álcool ou sabonete, e evitar o contato próximo com qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando”.

A informação também procede, a OMS recomenda em seu site que as medidas para impedir a transmissão da COVID-19 incluem lavagem das mãos com água e sabão ou desinfetante para as mãos à base de álcool, manter-se pelo menos 1 metro de distância das outras pessoas e cobrir a boca com um lenço de papel ou cotovelo dobrado ao espirrar ou tossir.