Pesquisadores do objETHOS publicam artigo sobre transparência no jornalismo

 Pesquisadores do objETHOS publicam artigo sobre transparência no jornalismo

Publicado originalmente em ObjETHOS. Para acessar, clique aqui.

A edição de setembro da revista Sintaxis, vinculada à Universidad Anáhuac México, traz o artigo “Retos para la adopción de la transparência em la agenda de ética periodistica en la América Latina” (Desafios para a adoção da transparência na agenda da ética jornalística na América Latina), assinado pelos pesquisadores Rogério Christofoletti e Denise Becker.

Na investigação, os autores analisaram cinco vetores de transparência em dez mercados jornalísticos da América Latina: a) presença de leis de informação; b) observatórios de imprensa; c) códigos de ética; d) ombudsman; e) projetos para promover a transparência. Entre os resultados, constatou-se pouco comprometimento dos países na adoção de instrumentos para tornar a mídia mais transparente. Há baixa presença da transparência como valor em códigos de ética, e apenas quatro países fazem menção ao cargo de ombudsman.

O artigo resulta de uma pesquisa em andamento coordenada por Christofoletti, com financiamento do CNPq. Becker é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR/UFSC), bolsista Capes, e estuda a transparência como valor e prática no Projeto Credibilidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *