Taxa de contágio da Covid-19 cai no Brasil, mas novos casos continuam altos

 Taxa de contágio da Covid-19 cai no Brasil, mas novos casos continuam altos

Mesmo com a redução, país apresenta mais de 260 mil novos casos por semana

A  taxa de contágio da Covid-19 no Brasil apresentou uma leve redução no período entre 23 e 30 de agosto,  variando de 1 para 0,94, a menor desde abril.

É o que indica este boato recebido pelo aplicativo Eu Fiscalizo, da Fiocruz. A postagem do Instagram comemora a redução como uma vitória, e que esta queda “apresenta um novo cenário de estabilização do risco de infecção do vírus”.

Reprodução: Terra Brasil Notícias

O post nos direciona para o site Terra Brasil Notícias, onde a notícia apresenta apenas a estatística da redução de 1 para 0,94 e que este estudo foi realizado pelo Imperial College, na Inglaterra.

Este número mostra a capacidade de uma pessoa infectada pelo coronavírus tem de transmitir a Covid-19 para outra. Quando o número é menor que 1, significa que a transmissão está sendo reduzida.

A estatística é verdadeira, mas não é motivo para comemorar uma vitória. A queda é muito baixa, e a ocorrência de novos casos casos foi de cerca de 263 mil no mesmo período de 7 dias. Mesmo com a leve redução, o Brasil apresenta mais de 3 milhões de casos de infectados pelo novo Coronavírus.

Estes dados são do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, publicado no mesmo período da redução dos novos casos. No período de 16 a 22 de agosto, foram registrados 265.266 novos casos, e na semana seguinte (23 a 30), foram 263.792 novos infectados, uma redução de 1%.

Os dados do Imperial College, citados no boato, fazem parte de uma pesquisa de previsão de curto prazo de novos casos e novos óbitos da Covid-19 em diversas partes do mundo. O dado de 0,94 é verdadeiro, mas o estudo defende que os dados mudam rapidamente e que estes devem ser interpretados com cuidado.

Para a semana de 1 a 7 de setembro, por exemplo, o índice de transmissão pode variar de 0,90 a 1,01. Logo, não há uma certeza de diminuição dos casos. De acordo com o estudo, o Brasil teve cerca de 6200 óbitos da Covid-19 em 7 dias, uma médida diária de quase 900 mortes.

Para efeitos de comparação, o Equador também apresentou um índice de transmissão de 0,94, mas a quantidade diária de óbitos foi de 38 mortes, quase 24 vezes menor do que no Brasil.

Reprodução: Terra Brasil Notícias

O mesmo site Terra Brasil Notícias comemora esta redução com esta postagem que afirma que “o povo não aguenta mais o isolamento”, e que a taxa de transmissão teve uma redução “considerável”, citando o mesmo boato que foi verificado nesta checagem.

Apesar das estatísticas mostrarem uma leve redução, a quantidade de casos e óbitos continua muito alta, e ainda não há motivos para comemorar vitória.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *