É falso: sintomas como garganta seca não são suficientes para saber se alguém foi infectado pelo novo coronavírus
O Nujoc Checagem recebeu, via parceria com o aplicativo Eu Fiscalizo da Fiocruz (disponível para Android e iOS), uma mensagem que circula no WhatsApp. O post, que você pode ver abaixo, dá a suposta “receita” para um autodiagnóstico da infecção pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), responsável pela doença Covid-19.
“Como você sabe que tem coronavírus?”
1. Comichão na garganta
2. Garganta seca
3. Tosse seca
Então, onde você percebe essas três coisas rapidamente toma água morna. Sua boa saúde é minha prioridade. Não guarde essas informações apenas para si mesmo. Passe para toda a sua família e amigos. Deus te abençoe!”
Sintomas da Covid-19 são semelhantes à outras doenças e, por isso, apenas o teste pode atestar o diagnóstico da doença. Desse modo, apenas um teste pode comprovar se uma pessoa foi infectada ou não. E, mesmo assim, alguns testes rápidos podem não detectar o vírus a depender da quantidade de dias que a pessoa foi infectada quando da realização do exame. Em outros casos, esses testes possuem baixa eficácia.
Os sintomas da doença incluem:
- Febre
- Tosse seca
- Cansaço
- Dores e desconfortos
- Dor de garganta
- Diarreia
- Conjuntivite
- Dor de cabeça
- Perda de paladar ou olfato
- Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés
- Dificuldade de respirar ou falta de ar
- Dor ou pressão no peito
- Perda de fala ou movimento
Além disso, tomar água morna não vai inibir o avanço da doença naquelas pessoas que desenvolverão sintomas, sejam leves, moderados ou fortes. Pesquisadores de todo mundo têm trabalhado em busca de uma vacina e remédios específicos para o tratamento da doença, mas em nenhum dos casos há resultados conclusivos no momento.
Além de espalhar uma mensagem que dissemina desinformação, o autor do post ainda incita que o destinatário continue a corrente de fake news, compartilhando com os seus contatos.
Vale lembrar que é sempre importante checar uma informação antes de compartilhar. Por isso, continue acompanhando o Nujoc Checagem! E se receber uma mensagem que acredite ser falsa, envie para o nosso e-mail: nujoc.checagem@gmail.com.